A EscolaAtividadesAstrovivênciaAstrológicaPegasusCosmosAtendimento
Direção e Coordenação: Robson Papaleo      
Home
Cursos
Programação
Calendário
Central de Pesquisas
GaiaBrasilis
CBA´s
Sextas na Gaia
Pátio do Colégio
Centro Cultural
Galeria
Quem Somos
Cadastro
Como Chegar
Fale Conosco
Artigos



As Qualidades Primitivas na Astrologia
Um convite ao pensar astrológico • resenha

Mariana de Góes Corrêa
 






Aquele que busca ter uma mente astrológica deve incluir em suas leituras o livro "As Qualidades Primitivas na Astrologia – A Formação dos Elementos, dos Signos e dos Planetas" (Editora Pensamento, 1992), de Gregório José Pereira de Queiroz. 

Essa publicação discorre sobre as Qualidades Primitivas (quente, frio, úmido e seco) e explica como elas combinadas formam os quatro elementos, os doze signos e os planetas. A obra é um convite a uma visão de astrologia menos focada em saber o que são os elementos, signos e planetas e mais preocupada em compreender os movimentos que estão por trás disso tudo e que colocam o ser humano como parte integrante da natureza. 

Apesar de tratar de conceitos primordiais da Astrologia, essa publicação direciona-se àqueles que já possuem algum conhecimento de conceitos astrológicos e que estejam dispostos a fazer uma leitura bastante atenta. Isso porque o livro tem sua organização baseada em aforismos por meio das quais os conceitos são deduzidos em uma seqüência lógica. Gregório faz uso de uma linguagem bastante técnica, mas justifica:

 “Reconheço que a maneira de ser matemática e árida das Qualidades Primitivas torna-as pouco digeríveis, exigindo concentração acima da media.” (p. 64)

O conteúdo denso é compensado pelas relativas poucas páginas e diagramação leve. O livro está dividido entre uma parte teórica, intitulada “Qualidades Primitivas”, e a parte “Aplicações práticas na interpretação”, que busca exemplificar os conceitos anteriormente apresentados. A linguagem mais concreta presente nessas duas partes é balanceada pela escrita mais emotiva presente na Introdução, onde o autor explica e defende o uso da abordagem das Qualidades Primitivas nas interpretações astrológicas.

A leitura e o aprendizado das Qualidades Primitivas fazem-nos querer conhecer a origem desses conceitos e saber mais sobre o tema, porém no livro faltam referências ou indicações bibliográficas. 

Desse modo, As Qualidades Primitivas na Astrologia pode ser considerado leitura obrigatória para qualquer pessoas que deseja tornar-se um astrólogo, pois como argumenta Gregório, 
“a partir da formação da mente astrológica, o indivíduo modifica sua percepção da existência. A mente treinada astrologicamente não só tem uma percepção melhor, mas tem sua percepção de vida transformada.”
(p. 13)

* Resenha do livro "As Qualidades Primitivas na Astrologia, A Formação dos Elementos, dos Signos e dos Planetas" (São Paulo: Pensamento, 1992) de Gregório José Pereira de Queiroz.

Mariana de Góes Corrêa é formada em Letras e é pesquisadora do CPG • Central de Pesquisas Gaia, departamento da Gaia Escola de Astrologia


É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio, sem permissão dos autores e editores. A violação dos direitos do autor (lei nº 9610/98) é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal.



voltar




© 2017 - Gaia Escola de Astrologia
Unidade SP - Rua Frei Eusébio da Soledade 74 - Vila Mariana - Cep: 04106-030 - São Paulo, SP - Tel: (11) 5084-3256